fbpx
Pulsologia
INTRODUÇÃO:
Saber onde se deve puncionar ou moxar constitui o resultado de um exame clínico, isto é, de um diagnóstico. Diagnosticar onde reside o desequilíbrio de energia é ao mesmo tempo precisar o lugar onde se devem aplicar as agulhas ou fazer as moxas.
O exame do paciente tem por objetivo descobrir e existência de desequilíbrio da energia, o que pode ser feito de várias maneiras, segundo normas ocidentais e orientais.  Dentro da medicina tradicional chinesa (MTC), a forma mais importante de diagnóstico de desequilíbrio energéticos é a PULSOLOGIA CHINESA, que é feita, desde a antiguidade através da palpação de artérias.  Em outros países a palpação das artérias também é elemento de diagnóstico, mas não tem a importância e nem o significado dada pela MTC, que utiliza esse método para o exame acurado do estado energético de todas as funções orgânicas do corpo humano. Nesse texto estão os principais aspectos desse método, que é importante para o entendimento da PULSOLOGIA CHINESA.
Quando olhamos alguém sendo submetido a uma tomada de pulso para diagnóstico surgem  perguntas naturais do tipo: “como é possível saber o estado geral e particular de órgãos e funções  palpando um segmento de artéria?” , “O que se deve sentir no pulso do paciente?”, “Existe  diferença de pulsação em tão curto espaço de artéria?”. Formularam-se várias hipóteses para explicar essas e outras perguntas. Em primeiro lugar devemos reconhecer o pulso como uma expressão energética.
Com efeito, a cada batida do coração, o sangue expulso pelo ventrículo esquerdo choca-se com o sangue contido na aorta. O que percebemos no pulso não é o deslocamento da massa sangüínea, mas o resultado desse choque que se manifesta por uma série de ondas ao longo do sistema arterial.  Nas artérias, o sangue se desloca, mas o faz com uma velocidade muito inferior a da onda pulsátil.
Além disso, sendo um tubo elástico, a artéria configura o fenômeno com aspectos particulares.
Temos três fatores que decidirão sobre o aspecto do pulso:
1) a força do impacto contrátil do coração;
2) as condições da massa de sangue (viscosidade);
e 3) o estado da parede arterial (elasticidade, contratilidade e resistência periférica).
Esses três fatores se combinam entre si tornando muito difícil uma discriminação.
Além desses três fatores fundamentais, existe uma onda energética que descreve uma série de períodos compostos de ondas e nós. A prática da percepção tátil dos pulsos nos diz que cada pessoa tem seu pulso próprio, tão característico como as suas impressões digitais. Apesar de isso não ser sinônimo de demonstração científica de uma relação órgão-pulso. Essa relação, no entanto, está garantida pelos fatos, já que é quase impossível praticar a acupuntura sem o profundo conhecimento da PULSOLOGIA CHINESA.        
ACHE OS NÍVEIS 
NÍVEL SUPERFICIALé o que se obtém com uma pressão mínima na artéria, suficiente apenas para sentir sua pulsação. Corresponde à pressão arterial mínima.
NÍVEL PROFUNDO é obtido pressionando-se a artéria até interromper o fluxo sanguíneo e em seguida aliviando-se a pressão até sentir de novo o batimento arterial. É a pressão arterial máxima.
O NÍVEL MÉDIO é intermediário aos dois citados acima.
Os 28 Pulsos Patológicos
            Os pulsos patológicos podem ou não aparecer e sempre que aparecem denotam uma situação especial, o que pode ser a chave para se fechar um diagnóstico.
São eles:
1. Pulso Flutuante (ou Superficial)

Sensação
Esse pulso pode ser sentido com uma leve pressão dos dedos, apenas repousando os sobre a artéria.

Significância Clínica

Essa qualidade indica a presença de um padrão exterior da invasão pelos fatores patogênicos exteriores, tais como o Vento Calor ou Vento Frio. Se for Flutuante e Apertado isto indica um padrão Vento Frio; se for Flutuante e Rápido indica um padrão Vento Calor.
Se o pulso é Flutuante no nível superficial mas Vazio no nível profundo, isto indica Deficiência de Yin.
Em casos raros, o pulso pode ser Flutuante em condições de Interior, tais como anemia ou câncer. Nestes casos, o pulso é Flutuante porque o Qi é muito deficiente e “flutua” para a superfície do organismo.



2. Pulso Profundo

Sensação
Este pulso é o oposto ao anterior: somente pode ser sentido com uma pressão forte dos dedos e próxima ao osso.
Significância Clínica

Esta qualidade indica uma condição Interior a qual poderia assumir muitas formas diferentes. Também indica que o problema está nos sistemas Yin.
Se for Profundo e Debilitado, isto indica uma Deficiência do Qi e do Yang. Se for Profundo e Cheio, indica estase do Qi ou Sangue (Xue) no Interior, ou Frio ou Calor interior.

3. Pulso Lento

Sensação

Este pulso apresenta três batidas por ciclo respiratório (do acupunturista). Antigamente se usava a taxa respiratória do acupunturista, para avaliar o pulso, mas atualmente pode se utilizar um relógio.
As taxas normais variam, mas são aproximadamente (Idade (ano) Taxa (bpm)):
1- 4anos 90 BPM ou mais
4 -10 Anos 84 BPM
10 -16 Anos 78/80 BPM
16 – 35 Anos 76 BPM
35 – 50 Anos 72/70 BPM
50 + Anos 68 BPM

Significância Clínica

Um pulso Lento indica um padrão Frio. Se for Lento e Vazio indica uma condição de Vazio Frio decorrente da Deficiência do Yang. Se for Lento e Cheio, indica um padrão Cheio Frio.

 
4. Pulso Rápido
Sensação
Este pulso apresenta mais do que cinco batidas por cada ciclo respiratório, ou uma taxa maior do que as indicadas anteriormente.
Significância Clinica
Um pulso Rápido indica um padrão de Calor. Se for Vazio e Rápido indica Vazio Calor decorrente da Deficiência do Yin. Se for Cheio e Rápido indica um padrão Calor Cheio.

5. Pulso Vazio

Sensação
O pulso Vazio apresenta a sensação maior mas suave. “Vazio” pode sugerir que nada pode ser sentido mas pelo contrário: esse pulso é, na verdade, maior (mas há uma sensação de vazio a uma pressão levemente mais forte) e macio.

Significância Clínica

O pulso Vazio indica uma Deficiência do Qi.

6. Pulso Cheio

Sensação
A sensação deste pulso é cheia, mais rígida e longa. O termo “Cheio” é freqüentemente utilizado em dois sentidos ligeiramente diferentes. Por um lado, indica o tipo específico de pulso descrito anteriormente: por outro lado, este termo é freqüentemente utilizado para indicar qualquer pulso do tipo Cheio.

Significância Clinica

O pulso Cheio indica um padrão Cheio. Um pulso Rápido e Cheio indica um padrão Calor Cheio e um pulso Cheio e Lento indica um padrão Cheio Frio.


7. Pulso Escorregadio

Sensação
A sensação do pulso Escorregadio é suave, arredondada e escorregadia ao toque, como se tivesse óleo. Escorrega sob os dedos.


Significância Clínica

Um pulso Escorregadio indica Fleuma (Tanyin), Umidade, retenção dos alimentos ou gravidez.
Geralmente, o pulso escorregadio é Cheio por definição, mas em alguns casos também pode ser Debilitado, indicando Fleuma (Tanyin) ou Umidade decorrente da Deficiência do Qi.

8. Pulso Agitado

Sensação
A sensação desse pulso é rígida sob os dedos: em vez de ondas suaves do pulso, sente se como se tivesse uma ponta dentada.
O pulso Agitado também indica que há mudanças rápidas tanto no que se refere à qualidade como à freqüência.

Significância Clínica

Um pulso Agitado indica uma Deficiência de Sangue (Xue). Também pode indicar exaustão dos Fluidos Corpóreos (Jin Ye) e pode ocorrer após a sudorese profusa e prolongada ou vômito.

9. Pulso Longo

Sensação
Este pulso é, basicamente, mais longo do que o normal: estende se levemente além da posição do pulso normal.
Significância Clínica

Indica um padrão de Calor.


10. Pulso Curto

Sensação
Este pulso é o oposto do anterior: ocupa um espaço mais curto do que a posição normal.

Significância Clínica

O pulso Curto indica uma Deficiência severa do Qi. Aparece freqüentemente sob as posições Frontais de esquerda e direita.
Também denota, especificamente, uma Deficiência do Qi do Estômago (Wei)

11. Pulso com Fluxo Abundante

Sensação
Este pulso tem uma sensação grande, estende se além da posição do pulso, é superficial e geralmente apresenta uma sensação como se fosse um fluxo abundante no Meridiano do pulso normal, como um rio que flui durante uma enchente.

Significância Clínica

O pulso de Fluxo Abundante indica um Calor extremo. Freqüentemente aparece durante uma febre, mas também é observado em patologias crônicas caracterizadas pelo Calor interior.
Se o Fluxo é Abundante mas Vazio quando pressionado, indica um padrão Calor Vazio decorrente da Deficiência do Yin.

12. Pulso Fino

Sensação
Este pulso é mais fino do que o normal.

Significância Clínica

Um pulso Fino indica Deficiência de Sangue (Xue). Também pode indicar uma Umidade interna com Deficiência severa do Qi.

13. Pulso Pequeno

Sensação
Este pulso é basicamente o mesmo que o anterior, sendo extremamente fino, pequeno e dificil de sentir.

Significância Clinica
O pulso Pequeno indica uma Deficiência severa do Qi e do Sangue (Xue).

14. Pulso Apertado

Sensação
Este pulso apresenta uma sensação de algo contorcido, como se fosse uma corda espessa.

Significância Clinica
Um pulso Apertado indica um padrão de Frio que pode ser interior ou exterior, como uma invasão de Vento Frio exterior. Se o pulso for Apertado e Flutuante indica Frio exterior. Se for Apertado e Profundo indica Frio interior.
Este pulso é freqüentemente observado em casos de asma decorrente do Frio no Pulmão (Fei), e nas alterações do Estômago (We0 decorrentes do Frio.
O pulso Apertado pode também indicar dor decorrente de uma condição interior.

15. Pulso em Corda

Sensação
Este pulso apresenta a sensação de algo esticado, como se fosse uma corda de violão. É mais fino, esticado e rígido do que o pulso Apertado. O pulso em Corda, de fato, bate nos dedos.

Significância Clinica

O pulso em Corda pode indicar três condições diferentes: Desarmonia do Fígado (Gan) Dor, Fleuma (Tanyin)


16. Pulso Levemente Lento

Sensação
Este pulso apresenta quatro batidas para cada ciclo respiratório.

Significância Clínica
Este pulso é, geralmente, saudável e não apresenta significância patológica.

17. Pulso Oco

Sensação
Este pulso pode ser sentido em nível superficial, mas se pressionado um pouco para localizar o nível médio, esse não será encontrado e só será sentido novamente
em um nível profundo com uma pressão mais forte. Em outras palavras, é Vazio no meio.

Significância Clinica
Este pulso aparece após uma hemorragia. Se o pulso for rápido e levemente Oco, pode indicar uma possível perda de sangue.

18. Pulso em Couro

Sensação
Este pulso apresenta uma sensação rígida em nível superficial e esticada como se fosse um tambor, mas completamente vazio em nível mais profundo. É um pulso grande, e não fino.

Significância Clinica
O pulso em Couro indica uma Deficiência severa da Essência (Jing) do Rim (Shen) ou do Yin.

19. Pulso Firme

Sensação
O pulso Firme é sentido somente em nível profundo, sendo rígido e em corda. Poderia ser descrito como um pulso em Corda em nível profundo.

Significância Clinica
O pulso Firme indica Frio interior (se também for Lento), ou estagnação interior e dor.

20. Pulso Flutuante e Debilitado (ou Macio/Retardado)

Sensação

O pulso Macio pode ser sentido somente em nível superficial. Apresenta uma sensação suave e levemente flutuante, mas não tanto quanto o pulso Flutuante. Desaparece quando uma pressão mais forte é aplicada em nível mais profundo. É similar ao pulso Vazio Flutuante, porém mais suave e menos Flutuante.
Significância Clínica

O pulso Flutuante e Debilitado indica uma Deficiência do Yin e da Essência (Jing).
Pode, também, indicar a presença de Umidade, mas somente quando um fator patogênico está presente em combinação com a condição de Vazio.

21. Pulso Debilitado

Sensação
Um pulso Debilitado não pode ser sentido em nível superficial, mas somente em nível profundo. Também é macio.

Significância Clínica

O pulso Debilitado indica uma Deficiência do Yang.

22. Pulso Disperso

Sensação
Este pulso apresenta uma sensação pequena, sendo relativamente superficial. Em vez de apresentar uma sensação como uma onda, é sentido como se estivesse “quebrado” em pequenas partes.

Significância Clínica

Este pulso indica uma Deficiência severa do Qi e do Sangue (Xue), e em particular o Qi do Rim (Shen). Indica sempre uma condição severa.

23. Pulso Escondido

Sensação
Este pulso apresenta-se como se estivesse escondido debaixo do osso, sendo muito profundo e difícil de sentir. É basicamente um caso extremo de pulso Profundo.

Significância Clínica

O pulso Escondido indica uma Deficiência extrema do Yang

24. Pulso Movente(Irregular)

Sensação
O pulso Movente apresenta uma forma arredondada como um feijão, é curto e “treme” sob os dedos. Não tem uma forma definida, com ausência de início ou fim, de maneira que apresenta uma saliência no centro. É sentido como se estivesse vibrando e é também um pouco escorregadio.

Significância Clínica

Este pulso indica choque, ansiedade, medo ou dor extrema. É freqüentemente localizado em pessoas com alterações emocionais profundas, particularmente o medo, ou naquelas que sofrem um choque emocional intenso, mesmo que tenha ocorrido há muitos anos.

25. Pulso Apressado

Sensação
Este pulso é Rápido e interrompe-se em intervalos irregulares

Significância Clínica

O pulso Apressado indica um Calor extremo e uma Deficiência do Qi do Coração (Xin). Além disto, é sentido em condições de Fogo do Coração (Xin).

26. Pulso em Nó

Sensação
Este pulso é Lento e interrompe-se em intervalos irregulares.

Significância Clínica

O pulso em Nó indica Frio e Deficiência do Qi ou do Yang do Coração (Xin).

27. Pulso Intermitente

Sensação
Este pulso interrompe-se em intervalos regulares.

Significância Clínica
Este pulso sempre indica uma alteração interna severa em um ou mais sistemas Yin. Se interromper-se a cada quatro batidas ou menos, a condição é severa.
Também indica uma alteração cardíaca séria (no sentido médico ocidental).


28. Pulso Acelerado

Sensação
Este pulso é muito rápido, mas também muito agitado e urgente.

Significância Clínica

Este pulso indica um Excesso de Yang, com Fogo no corpo exaurindo o Yin.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *