Os OMBROS são considerados as articulações mais complexas do corpo humano, já que possuem grande amplitude de movimento (180 º) e têm relação íntima com outras estruturas do corpo.

Formado por várias articulações; esterno clavicular, acrômio clavicular, escapulo torácica e escapulo umeral, ele permite a qualidade do gesto. O ombro está condicionado ao peso do membro superior, a utilização das mãos, ação respiratória e a vascularização do pescoço e do membro superior.

Toda essa complexidade pode levar a estratégias de tratamentos que não geram resultados e apenas diminuem os sintomas, aumentando muito os casos de recidivas. Por esse motivo, a avaliação minuciosa de outras estruturas – Cervicais, Torácicas, Costela e Clavícula, ATM, Viscerais, Fasciais – é importante para identificar as possíveis relações que são determinantes para o sucesso do tratamento.

Alguns problemas relacionados ao ombro

– Problemas Mecânicos: fraturas, luxações e lesões ligamentares.
– Degenerativos: artrose.
– Inflamatórios: artrites reumáticas, escapuloalgia.
– Periartrites: tendinites (músculo supraespinhal, subescapular, coracobraquial), capsulite (ombro bloqueado).
– Ombro rígido é um ombro dolorido e bloqueado (combinação de patologia tendinosa e capsular).

A osteopatia tem como princípio investigar o problema, permitindo detectar e prevenir os problemas nos ombros, restaurando o equilíbrio do corpo. Tem dor nos ombros? Agende a sua consulta!